Apresentação

Apresentação

Apresentação

      O Seminário de Pós-Graduação e Pesquisa (SEMPP) e o Simpósio de Inovação, Propriedade Intelectual e Tecnologia (SINTEC) são totalmente gratuitos e representam para o Estado de Rondônia um espaço de exposição e palestras científicas voltados para toda a sociedade, principalmente discentes de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores e todas as pessoas que tenham interesse nas temáticas tratadas. 
       Foi por considerar a necessidade final da pesquisa, que é contribuir com o desenvolvimento social, econômico, cultural e político, que o SEMPP se projetou dentro da rotina acadêmica, congregando o esforço institucional para divulgar as pesquisas realizadas, tanto na área tecnológica como científica. 
      Na primeira edição do SINTEC foram iniciados os debates que procuraram impulsionar a Pesquisa e a Inovação Tecnológica na Região, bem como foi propiciada a troca de experiências com convidados de outras instituições de ciência e tecnologia nacionais
     Os eventos foram organizados pela equipe da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em conjunto com alunos de graduação, pós-graduação e docentes que atuaram de forma voluntária para auxiliar no planejamento, na organização e execução da ação.
       O SEMPP teve sua primeira edição no ano de 2005. Até 2011 o evento foi realizado anualmente, contando com trabalhos de pesquisadores de toda a região Amazônica, que eram publicados na Revista Pesquisa & Criação. Nesta edição, o SEMPP ocorreu em conjunto com o I Simpósio de Inovação, Propriedade Intelectual e Tecnologia, em que foram realizados debates em formato de mesa-redonda que buscaram dar visibilidade à Inovação Tecnológica. A finalidade dos eventos consiste em divulgar os resultados das atividades científicas, de forma que seja possível impulsionar a produção no âmbito acadêmico, a inovação e o desenvolvimento tecnológico, principalmente nos cursos de Pós-Graduação da UNIR e de outras instituições da região, promovendo assim, a consolidação científica por meio da exposição dos resultados dos trabalhos desenvolvidos. Por conseguinte, os eventos constituem-se em espaço de discussão e qualificação da pós-graduação e da inovação tecnológica com compromisso social, e a construção de estratégias de captação de recursos para dar suporte ao desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica.
     Em 2018, o IX SEMPP & II SINTEC, novamente com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), acontecerão simultaneamente nos dias 05, 06 e 07 de Junho de 2018. Em breve serão divulgados a programação do evento, os palestrantes convidados e o período de realização das inscrições de ouvintes.
         Nesta edição, já foram finalizadas as submissões de resumos para publicação nos anais do evento (ISSN 2594-3669) e a quantidade de resumos dobrou em relação ao ano passado, totalizando 450 submissões.

2 comentários :